quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O tal do GAA....

Acontece que estou na Irlanda tem mais de um ano e nunca realmente sentei pra assistir o tal do Futebol Gaélico...bom, isso mudou no último domingo quando fui arrastada pra assistir a final da copa deles.
Sempre achei muito estranho eles segurarem a bola...ainda me lembro como se fosse ontem quando estava na cozinha fazendo alguma coisa e o jogo tava rolando na tv, eu sem muito prestar atencão dei uma olhadinha: O cara segurou a bola e chutou. Fiquei chocada, basicamente gritei comigo mesma "COMO QUE O JUIZ NÃO VIU ISSO?" Bom, aparentemente ele viu, eu que sou burrinha o bastante pra não saber que eles não jogam como a  gente....

Anyway, não to aqui pra ensinar como se joga, porque eu mesma não sei direito ainda, entendi um pouco o sistema de pontuação (o gol vale 3 pontos, quando a bola passa no meio das travas vale 1 ponto haha) mas pra falar como foi legal assistir a final tão importante num pub lo-ta-do de irlandês gritando pra tv.

Chegando lá meus amigos tavam tentando me ensinar um pouco como funciona e me contando que esse esporte não paga salarios... tipo, os jogadores não são apenas jogadores, eles precisam de outros empregos pq eles jogam pelo prazer de jogar apenas. Isso me fez ter um puta respeito pelo esporte já. Posso estar errada, mas só o fato de ninguem se vender a outro time já faz toda diferenca.

O jogo começou com Dublin ganhando, uns 2 pontinhos na frente, e meus amigos felizes e sorridentes... Ai Kerry virou ficando 3 pontos na frente de Dublin.... Eu vi na cara deles que eles tavam a beira de um ataque. Pra ser sincera, ate eu fiquei nervosa com o jogo, o bixinho é bem emocionante, mas ó, como são violentos! Gente, é um tal de socar o outro jogador que nunca vi! Fiquei com pena de alguns...teve ate soco na cara! hahaha E nada disso é falta ou cartão vermelho! Como pode?!
Chegou o final do jogo, acho que faltam cerca de 15 minutos pro final, quando comentei com um deles que aparentemente Dublin ia perder e ele falou que os minutos finais são os mais importantes. Ok, continuei assistir calada. Dublin fez um gol....jogo ficou empatado. Nunca vi um pub TÃO feliz na minha vida, eram só gritos. Chegou os minutos finais do jogo... e por algum motivo Dublin teve direito a um chute livre, ou seja, esse seria o chute final do jogo, se acertasse era o fim e Dublin campeão, se não ia continuar rolando porque tava empatado. Vi todos basicamente chegar mais perto da TV, silencio absoluto no local enquanto o jogador se posicionava. Chutou, passou entre as traves, um ponto. Dublin venceu a copa por um ponto. O pub veio abaixo, meus amigos surtaram, era um abraçando o outro, gritando, batendo e por ai vai... Eu fiquei feliz, e pela primeira vez me senti parte de algo aqui...e gostei :)

Preciso nem comentar que a cidade ganhou vida naquele domingo, né?! Quer dizer, ganhou a cor azul. Dublin não vencia desde 1995, então isso meio que alegrou a vida dos dublinenses!

Pra entender o jogo você pode ler esse link ou esse aqui.

3 comentários:

Sávio disse...

Ah que legal! EU mesmo não entendo nada dos esportes daqui.Agora tá rolandotambém a copa do Rubgy né? Mas ai eu vi que até a Sra. Argentina está no meio hahaha

Ótimo post!

Manu Martins disse...

Opa, serio?! Se a argentina ta no meio vo ver, soh pra torcer contra HAHAHAHHA

Shiko disse...

Nossa, que assunto chato.

Precisa melhorar os tópicos. Uma dica pro futuro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...